Entenda a diferença entre os raios UVA e UVB e como eles podem prejudicar sua pele





Entre as principais diferenças entre os raios UVA e UVB, está a cor que ele deixa na pele. Quando ocorre aquela vermelhidão após o sol, é um sinal de que a pessoa foi atingida pelos raios UVB, que atingem apenas a camada superficial da pele.

Para se prevenir da radiação é necessário seguir algumas recomendações básicas, como: usar protetor solar diariamente, não ficar exposto ao sol entre as 10h da manhã e às 16h da tarde, utilizar protetor solar com fator de proteção elevado - FPS (acima de 30 FPS), principalmente em pessoas com pele clara e crianças.

Significado de UVA
A radiação UVA está presente durante todo o ano, atingindo a pele humana quase que da mesma forma, tanto no inverno como no verão. Porém, a radiação UVA é mais intensa antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde.

Os raios UVA penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento das células da epiderme. Essa radiação também tem uma participação em alergias, e predispõe a pele ao surgimento do câncer.

No entanto, os raios UVA também são os responsáveis por garantir o bronzeado na pele, quando esta é exposta moderadamente ao sol.

Os raios UVA ainda estão presentes nas câmaras de bronzeamento artificial, inclusive em doses mais altas do que a radiação solar.

Significado de UVB


A radiação UVB é parcialmente absorvida pela camada atmosférica da Terra, sendo o restante dos raios, que conseguem ultrapassar essa barreira, nocivos ao organismo humano.

A radiação UVB é mais intensa durante o verão, devido as elevadas temperaturas, predominantemente entre as 10h da manhã e às 16h da tarde. Esta radiação penetra superficialmente a pele e é a responsável pelas queimaduras provocadas pelo sol.

Comentários


Mensagens populares